O ciclismo para idosos é um assunto controverso, pois os especialistas parecem não concordar se isso ajuda ou prejudica.

Mas pense nesta analogia: frutas são muito saudáveis ​​para jovens e idosos. Se mais pessoas começarem a comparecer ao pronto-socorro por engasgo com frutas, isso significa que frutas são um problema? Na verdade não; o problema está em outro lugar. Pode ser a maneira como as pessoas estão comendo a fruta, de onde vêm, como estão preparando-a e assim por diante.

A prática de atividade física é sempre bem-vinda, em qualquer época da vida. Na terceira idade, contudo, a escolha do exercício a ser realizado precisa ser um pouco mais criteriosa, já que alguns agravos à saúde e certas limitações do corpo precisam ser levados em conta.

Se você passou dos 60 anos ou está chegando nessa idade, e busca novas atividades para colocar em seu dia a dia, o ciclismo é uma ótima pedida.

Com o aumento das ciclovias e ciclofaixas no Brasil, muita gente colocou suas bikes para rodar novamente. E nessa retomada, senhores e senhoras que já haviam “aposentado suas magrelas” viram nas vias sinalizadas a chance de colocar o corpo em dia!

Existem muitas estatísticas que mostram que bicicleta para idoso não é apenas seguro, mas saudável.

Bicicleta é um exercício de baixo impacto e baixo estresse.

Quando você pedala, seu corpo se move em movimentos suaves que não colocam nenhum estresse indevido em seu corpo. Alguns exercícios comumente recomendados para idosos, como correr, por exemplo, são de alto impacto e, com o tempo, danificam diferentes partes do corpo. Ao correr, você coloca muita tensão nos joelhos e tornozelos, bem como nos pés.

Quando você pedala, os movimentos circulares que o impulsionam para a frente não tensionam o corpo de forma alguma. Tradução? Você pode pedalar nos próximos anos sem prejudicar seu corpo.

Ciclismo para idosos e a perda de peso.

O ganho de peso é um grande problema entre os idosos; eles não são mais tão ativos quanto costumavam ser e passam a ganhar peso, o que pode levar a problemas de saúde como diabetes e doenças cardíacas.

Andar de bicicleta é uma boa maneira de se manter ativo e perder peso. Cada vez que você anda de bicicleta você queima calorias. À medida que se familiariza com o ciclismo e é capaz de cobrir distâncias mais longas, você perde ainda mais peso.

Combinar o ciclismo com outro exercício de baixo impacto como a natação é uma maneira perfeita de ficar em forma para qualquer pessoa na terceira idade.

Andar de bicicleta é ótimo para o seu coração.

Acidente vascular cerebral, doenças cardíacas e ataques cardíacos são as causas mais comuns de morte em idosos.

Andar de bicicleta é uma ótima maneira de manter essas doenças crônicas sob controle. Andar de bicicleta é uma ótima maneira de aumentar a capacidade do seu coração. Seu corpo precisa de mais oxigênio para mantê-lo ativo, forçando seu coração a bombear com mais força para manter as células adequadamente oxigenadas para que possam liberar a energia necessária para ajudá-lo a continuar.

À medida que você se torna um ciclista melhor, seu coração fica ainda mais forte e reduz as chances de você sofrer de uma doença relacionada ao coração.

Bike é ótimo para a memória.

Bicicletas para idosos são ótimas para quem está preocupado com a perda de memória ou com doenças mais crônicas, como Alzheimer e demência.

Quando você pedala, seu corpo funciona na capacidade máxima, garantindo que o cérebro esteja totalmente oxigenado, o que estimula a parte do cérebro responsável pela memória, o hipocampo.

O ciclismo é recomendado para pessoas que desejam evitar doenças relacionadas à memória, bem como aquelas nos estágios iniciais. Também é um exercício saudável para quem está se recuperando de um derrame ou ataque cardíaco.

Ciclismo para idosos é uma boa maneira de reduzir o risco de câncer.

Uma das principais causas de câncer é a obesidade. De acordo com uma pesquisa recente da Organização Mundial de Saúde, a obesidade ultrapassou o tabagismo como uma das principais causas de cânceres comuns.

Ao pedalar, você perde peso, o que significa que o risco de desenvolver câncer é reduzido.

A bicicleta é uma ótima maneira de se exercitar com outros idosos.

Pesquisas comprovam que idosos com vida social ativa são mais saudáveis, felizes e vivem mais.

Andar de bicicleta é uma ótima maneira de se reunir com seus amigos algumas vezes por semana para apreciar a paisagem e se divertir.

Andar de bicicleta é bom para a vida sexual.

À medida que envelhecemos, tornamo-nos menos ativos sexualmente, não porque queremos, mas porque nossos corpos não produzem mais os hormônios necessários para nos manter sexualmente ativos.

As bicicletas para idosos podem ajudar muito a mantê-los sexualmente ativos. De acordo com especialistas, homens idosos que pedalam fazem cerca de 25% mais sexo do que aqueles que não o fazem, e as mulheres podem atrasar a menopausa em até 5 anos.

Ciclismo para idosos é ótimo para a força corporal.

Um problema comum que os idosos enfrentam é a perda de tônus ​​muscular, que leva à perda de força muscular. A saúde muscular é diretamente influenciada pela saúde mitocondrial, que é diretamente influenciada por exercícios regulares, como o ciclismo. Quanto mais você pedalar, mais saudáveis ​​serão as mitocôndrias, mais saudáveis ​​serão as células e mais fortes serão os músculos.

Se você deseja permanecer forte na velhice, deve investir em uma bicicleta para idosos.

O ciclismo ajuda a viver mais.

Isso novamente remonta às mitocôndrias. A morte ocorre quando há tantos danos mitocondriais nas células que elas não conseguem mais sustentar a vida. Pode acontecer como resultado de uma doença ou por causa da idade avançada. Os diferentes componentes celulares na mitocôndria deixam de funcionar à medida que envelhecem e a produção de novos cessa.

O ciclismo ajuda a manter as mitocôndrias saudáveis ​​por mais tempo, o que se traduz em uma vida útil mais longa.

Andar de bicicleta é divertido.

Você está entediado desde sua aposentadoria? Você acha que não tem o suficiente? Você não conhece pessoas o suficiente? Você pode mudar isso comprando uma bicicleta e usando-a com frequência.

O tédio é uma reclamação comum entre os idosos. Freqüentemente, sentem que o mundo está se movendo sem eles.

Não há melhor maneira de se mover e fazer parte da ação do que com uma bicicleta. Você poderá conhecer o ambiente ao seu redor, se relacionar com novas pessoas e fazer um excelente treino sempre que subir na bike.

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